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Percepção & Comunicação – Autoconhecimento

O modo como cada um percebe as situações pode ser diferente e isso afeta o processo de comunicação. Carl Jung, estudioso do comportamento humano separa as percepções em 4 tipos. Entenda como você compreende melhor as situações e como pode adaptar a linguagem ao falar com as pessoas.

Antes de tudo observe a si e analise qual a provável forma de perceber de quem vai interagir.

 

Tipo 1 – Comunicação com base na visão de futuro:

A pessoa necessita de um entendimento do todo, precisa compreender qual o objetivo final, onde se quer chegar. Muitas vezes, sabe “onde algo vai dar” e usa a decisão com base na intuição. Após refletir, consegue explicar o porquê de um posicionamento, mas nem sempre terá essas respostas “na ponta da língua”. Com a maturidade, aprende a usar sua intuição e que apesar de não ter detalhes para justificar seus posicionamentos, pode pedir um tempo para pensar em como comprovar algo e repassar suas experiências em relação ao tema em questão. Tende a criatividade e seguir padrões não é seu formato preferido de atuação. Percebe as situações com um olhar inovador e sem se prender aos detalhes. Pode faltar objetividade e por isso, diga onde quer chegar e que tipo de contribuição tem como expectativa.

 

Tipo 2 – Comunicação com base na lógica:

A percepção deste profissional está em fatos e os argumentos que o convencem têm uma comprovação com base na observação e coleta de informações, analisa as relações entre dados e como se conectam logicamente . Entender qual o problema existente e que mudança se espera é fundamental para otimizar seu perfil.  Os questionamentos fazem parte da conversa e para a compreensão da situação, é necessário testar suas hipóteses. Tais perguntas fazem parte da compreensão do problema e como pode ajudar. Tende a ser mais mental e foca na questão e, neste sentido, não leva as coisas para o lado pessoal. Vai direto ao ponto e não gosta de rodeios.

 

Tipo 3 – Comunicação com base na experiência:

Diante de um problema, usa suas experiências, com resultados comprovados para fornecer suas contribuições em uma nova situação. Valoriza aquilo que já viveu e tende a ser mais detalhista em sua comunicação. É didático e realiza um passo a passo ao fornecer instruções. Cria padrões de atuação, checa o que há de comum entre experiência e reutiliza os bons aspectos. Quando tem uma atuação mais técnica, pode ficar prolixo ao relatar eventos. Contudo, valoriza o cumprimento de prazos e as entregas dentro dos combinados. Não faz leituras do que está nas entrelinhas da comunicação e sim o que de fato foi dito. Sua observação contém poucos erros.

 

Tipo 4 – Comunicação com base na emoção

Presta atenção nas pessoas e no impacto que elas recebem do ambiente. Por isso, se preocupa em considerar as individualidades e como reagem ao que fala ao se comunicar. Tende a ser sensível e tem presente, aspectos além do ambiente corporativo. Isso faz com que nas situações de pressão, fique atenta e interfira positivamente no clima, com humor e autocontrole, pois seu afeto está distribuído além do seu papel profissional. Contudo, quando aspectos pessoais são desconsiderados nas decisões tomadas por outras pessoas ou até institucionalmente, pode se magoar. Sua forma de comunicação é empática e tende a se adaptar as necessidades de cada pessoa. Com a maturidade, utiliza cada vez melhor seu jeito, dando um toque pessoal aos comunicados corporativos.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Daniele Mendonça
Sócia diretora – Orienta Ação de Carreira

2021-02-09T00:04:49+00:00