Orientação a organizações,

profissionais e empreendedores

A demissão após assumir a primeira gestão – o que aprender com isso?

A felicidade em ser promovido e assumir a primeira gestão pode ser traduzida por um sentimento de reconhecimento, mérito compartilhado com colegas, amigos e familiares. Comumente ocorre quando a promoção é almejada por alguns motivos: colocar uma área como referência na entrega das melhores soluções, gerir equipes, aumento de salário ou de influência. Seja qual for o motivo, normalmente vem acompanhado de muito esforço.

Contudo, raramente as pessoas são preparadas para assumir o “pacote completo” que envolve o desafio de gerir pessoas, processos, clientes e resultados. Vale esclarecer que pode trazer também a competição com seus antigos pares, com percepções de que foram preteridos ou de seu antigo chefe – que o promoveu, mas ainda não “desapegou” da ideia de tê-lo em posição que exige mais supervisão. Quanto a equipe, até que você os conquiste e corresponda as expectativas, tende a procurar soluções entre si e podem te isolar dos almoços e confraternizações. Isso já ocorreu com você? Se sim, a notícia que pode te tranquilizar é que ocorre com muitas pessoas e você não foi exceção. Ouço relatos assim faz tempo. É quase um ritual passar pela superação de ao menos um ou dois destes itens após sua promoção.

Esta situação costuma ser tensa e nem sempre o tempo possível de espera por parte da empresa dá para aguardar a aquisição das suas habilidades e resultados esperados. E principalmente, as habilidades que o promoveram, não serão suficientes para mantê-lo competente no novo cargo.

Vale aprender algumas lições com isso a fim de evitar reincidências:

  • Pode ser que você tenha sido promovido antes do tempo, precipitadamente. O melhor é que suas habilidades com gestão sejam demonstradas antes mesmo de sua promoção, quando você já está maior que “a cadeira que ocupa” e neste sentido, não me refiro as habilidades técnicas ou em vendas. Falo do desenvolvimento de gestão.
  • É importante ter uma conversa franca e transparente com seu líder direto, pedindo que confie em você e que haverá momentos em que ambos podem cair na armadilha de não mudar a dinâmica que possuem. Você precisará do apoio dele inclusive na venda e sustentação de você em uma nova posição. E dependendo da situação em que assumir o desafio, outras considerações quanto ao apoio necessário precisarão ser ditas.
  • Com a equipe, vale ter reuniões periódicas com uma estrutura organizada das questões de rotina e aspectos da área; faça um contrato de como querem funcionar diante das questões, inclusive com transparência nas relações. E quando te acionarem, dê retorno no mesmo dia. Não os deixe com a sensação de falta de apoio e direção. E quando digo direção, na maior parte das vezes, precisam contar como resolveram ou pensaram em resolver. Cheque a eficiência da ação e os deixe pensar em saídas. Valorize o que deu certo. Ajuste o necessário.
  • Vale ter clareza que terá que efetuar algumas mudanças em processos e talvez, realocar pessoas e nem sempre você será visto como a mesma figura amiga e popular de antes. Mas vale a postura de retidão com todos. Isso talvez te traga um certo isolamento. Isso faz parte. Aproxime-se de seus pares, eles têm prazeres e dissabores idênticos.
  • Caso precise eleger um foco, lembre-se dos resultados que precisará entregar. É o que lhe trará credibilidade e consistência. Todas as alternativas anteriores são o caminho que irá percorrer, mas teu objetivo principal é quantitativo.
  • E por último, em sua recolocação, não tenha vergonha de falar sobre o que aprendeu com sua experiência, o que faria de forma idêntica e o que mudaria em uma nova experiência. Os seus aprendizados podem inclusive fazer você selecionar melhor onde e como quer estar, com base em maior autoconhecimento.

Torcendo por você!

Sucesso!

Daniele Mendonça

Trabalha há 20 anos prestando consultoria em empresas

Atua com Assessment, Coaching e Treinamentos e é proprietária da plataforma www.orientaacaodecarreira.com.br

2021-02-12T18:48:12+00:00