Orientação a organizações,
profissionais e empreendedores
Fui preterido numa promoção. E agora ?
Muitos profissionais pensam em suas carreiras apenas como um percurso de ascensão na hierarquia, que se materializa em uma sequência de promoções e em aumentos de salários e benefícios baseados em alguns critérios básicos. Quando isso não acontece, da forma como se imagina, a frustração acaba sendo imediata.
Sabemos que a gestão de uma carreira precisa levar em consideração muitos outros fatores e que as promoções deveriam ser tratadas como reflexo dessa gestão ou como uma meta dentro desse caminho.
Assim, é muito comum recebermos profissionais que buscam fazer uma reflexão adequada sobre suas carreiras e buscar apoio apenas quando se veem preteridos em uma possível promoção; quando aquele degrau na subida hierárquica foi ocupado por um colega ou mesmo por uma nova contratação. Antes tarde do que nunca!
Em primeiro lugar, é fundamental entender que uma promoção não é decidida apenas por critérios como cumprimento de metas, ser bem quisto pelo gestor ou estar há anos em uma mesma função ou área. Não que isso não possa acontecer, mas é mais observado em empresas com modelos de gestão pouco maduros. Se este é o seu caso, pense se a empresa para a qual você trabalha é onde você quer estar.
Em organizações com modelo de gestão mais maduro e estruturado, uma promoção está baseada em muitas variáveis e envolve mais influenciadores, além de chefe e um representante do RH. São avaliados aspectos como competências, atitudes e estilo pessoal, o valor percebido das contribuições para o negócio, o histórico dentro e fora da organização e a adesão ao conjunto de valores da empresa. Podem também ser levados em conta, por exemplo, orçamento e histórico de promoções da área e até mesmo o presente e o futuro desse departamento para a empresa. Tudo considerado por líderes, companheiros de equipe, clientes internos e externos, e até mesmo fornecedores. Cada um desses atores tem sua própria lente de avaliação.
Sim, é complexo! Por isso, para compreender e desenvolver o planejamento da sua carreira, é muito importante ter o apoio (e o olhar) de alguém mais experiente e capacitado, e, de preferência, que conheça muito bem esse ambiente e mecanismos corporativos. Esse mentor ou coach de carreira pode ser encontrado dentro ou fora das organizações. É fundamental que ele já tenha trilhado esse caminho corporativo e que tenha se dedicado a estudar a fundo os conceitos e princípios que regem esse fenômeno chamado “desenvolvimento e gestão de carreira”.
Mas, como um primeiro passo para esse novo olhar sobre a gestão da própria carreira, sugiro que você proponha uma conversa com seu superior imediato. Antes disso, tente responder honestamente às seguintes questões:
- Quero mesmo estar nessa nova posição (com todos seus problemas e responsabilidades), e não somente interessado no cargo/título e aumento das compensações?
- Meu (ou minha) chefe é uma pessoa aberta a conversar e construir reflexões em conjunto?
- Tenho certeza de que ele (ou ela) foi profundamente envolvido nessa decisão e conhece as principais bases que a influenciaram?
- Este é o melhor momento para falar sobre esse assunto?
- Confio na honestidade do meu gestor ou gestora quando peço um feedback claro e verdadeiro?
- Meu superior imediato se sentiria confortável com o fato de eu procurar ouvir a opinião de outro líder sobre essa não promoção?
- Estou, de fato, aberto a ouvir uma opinião muito diferente da minha, ainda que me desagrade profundamente?
- O impacto emocional e minhas reações quanto à promoção que não obtive já “esfriaram”?
Se você respondeu “sim” para todas estas questões, talvez seja o momento de conversar com seu líder sobre o assunto. Nesta conversa, evite cobrar justificativas ou “tirar satisfações”. Procure mais escutar que falar e tente não oferecer um contra-argumento ao ouvir cada razão que explique o que aconteceu. Já aconteceu e dificilmente isso se reverterá! Você pode aprender muito. Pode, inclusive, também se dar conta de que a promoção que não aconteceu é um sinal de que está na hora de investir mais na compreensão do que é gerenciar seu desenvolvimento de carreira e que tipo de apoio precisa para que isso aconteça.
FERNANDO FEITOZA – Coach de Carreira